SOBRE O REGISTO!
O registo eleitoral é gratuito para todos e todas, não pode em circunstância alguma ser colocado em causa esse imperativo da lei.
A lei garante que todo e qualquer cidadão tenha acesso ao registo.
Hoje no meu trabalho de campo, e avaliando a situação sobre o registo, e também por razões das inúmeras denúncias, dão a entender que não querem registar em massa segundo a disponibilidade das pessoas.
Exigem um conjunto de documentos aos cidadãos, que o acesso aos mesmos carece de alguma verba, que automaticamente destrói o princípio legal que garante o acesso gratuito ao registo eleitoral.
Estão sendo exigidos um conjunto de comprovantes de pagamento de energia, ou água, (sendo que, muitas famílias não têm sequer energia elétrica e água em suas casas), alguma coisa qualquer que consta a actual residência, como o atestado de residência, um documento que pode ser solicitado nas comissões de moradores que são absolutamente inoperantes.
É vergonhoso e repudiante esse comportamento propositado de atrasar a vida dos cidadãos que querem exercer os seus direitos como manda a lei.